7 de julho de 2016

Dicas: Livros Brasileiros

É fato que ainda existem pessoas que julgam e não suportam ouvir sobre a literatura brasileira. A literatura internacional é muito mais bem vista e apoiada do que os nossos livros, por isso, nós brasileiros, temos o preconceito em relação a esta riqueza em cultura.

Quando ouvimos falar em livros nacionais, o que vem primeiramente em nossas cabeças? ''Clássicos chatos'', ''Livros maçantes''. Pelo menos pra mim era assim. Eu não apoiava a literatura brasileira porque eu a via como todas as outras pessoas; eu a desvalorizava.

Mas, de um tempo pra cá, venho lendo diversos livros nacionais. Sabe quando você sente que aquela história realmente é cotidiana? Tem o jeitinho do brasileiro e você fica por dentro de várias coisas! Mas como assim, Luísa? Às vezes, quando estou lendo livros onde as histórias se passam nos Estados Unidos, por exemplo, eu me perco quando tento imaginar os lugares. Oregon? Texas? Maine? Gente, eu não sei como esses lugares são! Antes de olharmos apenas os pontos negativos dos livros brasileiros, olhemos os pontos positivos.

Sem mais delongas, quero apresentar 10 dicas de livros pra vocês, clássicos e modernos, com suas respectivas sinopses ( Fonte das sinopses: Skoob) :

1. Perdida - Carina Rissi.

                                             

Sofia vive em uma metrópole e está acostumada com a modernidade e as facilidades que ela traz. Ela é independente e tem pavor à mera menção da palavra casamento. Os únicos romances em sua vida são aqueles que os livros proporcionam. Após comprar um celular novo, algo misterioso acontece e Sofia descobre que está perdida no século dezenove, sem ter ideia de como voltar para casa ou se isso sequer é possível. Enquanto tenta desesperadamente encontrar um meio de retornar ao tempo presente, ela é acolhida pela família Clarke. Com a ajuda do prestativo e lindo Ian Clarke, Sofia embarca numa busca frenética e acaba encontrando pistas que talvez possam ajudá-la a resolver esse mistério e voltar para sua tão amada vida moderna. O que ela não sabia era que seu coração tinha outros planos... 

2. Escrava Isaura - Bernardo Guimarães.

                                              

Isaura é uma moça linda. É desejada por muitos homens. Tem a pele quase branca, sendo filha de uma mulata e um homem branco. Mas ela não tem liberdade para agir por sua vontade, porque é uma escrava. Ela pertence a Leôncio, um fazendeiro autoritário que não admite ser contrariado e quer o amor da moça. Por isso, Isaura é obrigada a fugir para longe.
Essa é a história do romance de Bernardo Guimarães, escritor que estava interessado em discutir a maior vergonha social brasileira, a escravidão. Por mais de 300 anos o Brasil conviveu com gente sendo propriedade de gente. E Isaura, mesmo tendo pele quase branca, sofre os horrores da falta de liberdade, nesta história romântica com final feliz.


3. Fazendo meu filme ( A Estreia de Fani) - Paula Pimenta.

                                                

Fazendo meu filme é um livro encantador, daqueles que lemos compulsivamente e, quando terminamos, sentimos saudade. Não há como não se envolver com Fani, suas descobertas e seus anseios, típicos da adolescência. Uma história bem-humorada e divertida que conquista o leitor a cada página.
Seja a relação com a família, consigo mesma e com o mundo; seja a convivência com as amigas, na escola e nas festas; seja a relação com seu melhor amigo e confidente. Tudo muda na vida de Estefânia quando surge a oportunidade de fazer um intercâmbio e morar um ano em outro país. As reveladoras conversas por telefone ou MSN e os constantes bilhetinhos durante a aula passam a ter outro assunto: a viagem que se aproxima.

É sobre isto que trata este livro: o fascinante universo de uma menina cheia de expectativas, que vive a dúvida entre continuar sua rotina, com seus amigos, familiares, estudos e seu inesperado novo amor, ou se aventurar em outro país e mergulhar num mundo cheio de novas possibilidades. As melhores cenas da vida de Fani podem ainda estar por vir.


4. Iracema - José de Alencar.

                                                 

A virgem tabajara Iracema apaixonou-se por Martim, um colonizador português. Entre guerras e conflitos, ciúmes e disputa de poder, a história desse amor proibido tem como pano de fundo a cultura indígena, com seus deuses e mitos, a miscigenação do branco com o índio e o surgimento de um novo país numa terra fértil.

5. Sob a luz dos seus olhos - Chris Melo.

                                                   

Considerada a “Nicholas Sparks de saia” pelos fãs, por suas histórias românticas voltadas especialmente para o público jovem adulto, a paulista Chris Melo estreia na Rocco, pelo selo Fábrica231, com Sob a luz dos seus olhos. A trama conta a história de Elisa, que embarca para a Inglaterra decidida a começar sua vida adulta, levando na bagagem seus planos e sonhos para o futuro; e Paul, um artista tentando se encontrar e que vive intensamente cada momento. O que poderia ser apenas um encontro casual entre dois jovens tentando achar o seu lugar no mundo se transforma, pelas mãos de Chris Melo, numa profunda jornada de autoconhecimento, superação, perdão e recomeços protagonizada por duas pessoas comuns que experimentam o poder extraordinário do amor. Um presente para quem já é e para quem vai se tornar fã de Chris Melo.

6. A marca de uma lágrima - Pedro Bandeira.

                                                       
                                         
Isabel (personagem principal) acaba escrevendo lindos versos para ajudar o namoro de Rosana, sua melhor amiga, com Cristiano, seu grande amor. A morte da diretora da escola vem alterar sua vida e precipitar os acontecimentos. Isabel foi testemunha de uma cena muito suspeita e se sente ameaçada. A ideia da morte começa a tomar conta de seu cérebro, enquanto seu coração se despedaça pelo amor de Cristiano.

7. A menina que colecionava borboletas - Bruna Vieira.

                                                      

Bruna Vieira está cada vez mais longe dos quinze, e sabe que crescer nunca é tão simples. Considerada uma das blogueiras mais influentes do mundo, mais uma vez ela dá vazão ao seu talento como escritora com este seu novo livro de crônicas e pensamentos, em que mostra o quanto amadurecer e conquistar a independência é maravilhoso, mas tem seus desafios e poréns. A garota do interior que usa batom vermelho e que realizou seus maiores sonhos continua inspirando adolescentes de todo o país. Para ela, as páginas deste livro significam o bater de asas das borboletas que colecionou dentro do peito por algum tempo e que agora, finalmente, pode deixar que voem livres por aí. 

8. Dom Casmurro - Machado de Assis.

                                                      

Machado de Assis (1839-1908), escrevendo Dom Casmurro, produziu um dos maiores livros da literatura universal. Mas criando Capitu, a espantosa menina de "olhos oblíquos e dissimulados", de "olhos de ressaca", Machado nos legou um incrível mistério, um mistério até hoje indecifrado. Há quase cem anos os estudiosos e especialistas o esmiuçam, o analisam sob todos os aspectos. Em vão. Embora o autor se tenha dado ao trabalho de distribuir pelo caminho todas as pistas para quem quisesse decifrar o enigma, ninguém ainda o desvendou. A alma de Capitu é, na verdade, um labirinto sem saída, um labirinto que Machado também já explorara em personagens como Virgília (Memórias Póstumas de Brás Cubas) e Sofia (Quincas Borba), personagens construídas a partir da ambiguidade psicológica, como Jorge Luis Borges gostaria de ter inventado.

9. 360 dias de sucesso - Thalita Rebouças.

                                                     

Um grupo de amigos que só queriam levar um som e se divertir veem a vida virar de cabeça para baixo depois que publicam um vídeo na internet e se tornam sucesso imediato na rede. Retratando, com a sensibilidade e o bom humor de sempre, um fenômeno cada vez mais frequente em tempos de internet a fama instantânea e efêmera , Thalita Rebouças volta à literatura juvenil, depois de dois bem-sucedidos títulos infantis, em seu novo e aguardado romance, 360 dias de sucesso, o primeiro narrado por um protagonista masculino. Um livro divertido e emocionante sobre sonhos, ídolos, romance, amor não correspondido, traição, escolhas. E, claro, muita música.

10. A Hora da Estrela - Clarice Lispector.

                                                   

A história da nordestina Macabéa é contada passo a passo por seu autor, o escritor Rodrigo S.M. (um alter-ego de Clarice Lispector), de um modo que os leitores acompanhem o seu processo de criação. À medida que mostra esta alagoana, órfã de pai e mãe, criada por uma tia, desprovida de qualquer encanto, incapaz de comunicar-se com os outros, ele conhece um pouco mais sua própria identidade. A descrição do dia-a-dia de Macabéa na cidade do Rio de Janeiro como datilógrafa, o namoro com Olímpico de Jesus, seu relacionamento com o patrão e com a colega Glória e o encontro final com a cartomante estão sempre acompanhados por convites constantes ao leitor para ver com o autor de que matéria é feita a vida de um ser humano.

É isso pessoal! Deixem nos comentários os melhores livros brasileiros para vocês :)

Beijos, Luísa.

11 comentários:

  1. Parabéns pelo seu blog,muitos desses livros que você indicou , li durante o meu ensino médio. E um dos meus livros preferidos é Brida, de Paulo Coelho.
    Beijos, e sucesso com seu blog.
    Caroll Silva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Caroll,

      Muito obrigada por seu comentário positivo, isso significa muito pra mim! Fiquei curiosa sobre o seu livro favorito, Brida. Vou pesquisar mais sobre ele e quem sabe entre para a minha lista de comprinhas? Obrigada pela dica!

      Beijos e volte sempre.

      Excluir
  2. Adorei o que vc falou, e mana, a literatura brasileira é mara, né non? Amo amo, ainda mais os livros da Bruna e da Paula

    ResponderExcluir
  3. Eu confesso que tinha um baita preconceito, por motivo nenhum!!! Na verdade, não era preconceito, não julgava ser ruim de cara, era medo e preguiça. Medo de não ser tão bom quanto os que eu estava acostumada e preguiça de me arriscar. Aí tentei um do gênero policial/suspense e odiei, tentei novamente outro do mesmo estilo, adoreiiii (Eu Vejo Kate) e assim perdi esse "medo". Recentemente li um MARAVILHOSO chamado Uma Duas, postei a resenha dele ontem caso queira saber mais um pouquinho. Ah, tem de Eu Vejo Kate também :)
    Desses da sua lista eu não li nenhum, mas costumava adorar o blog da Bruna Vieira e li Thalita há muuuuuito tempo atrás, quando nem era uma leitora assídua e adorei.

    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol, você por aqui de novo (aêee).

      Livros nacionais são uns amores e vou te dizer uma coisa, depois dessa postagem que eu escrevi, quero comprar tudo que é livro de escritor brasileiro.

      Com o Our Brave New Blog eu ando descobrindo inúmeros livros que nunca ouvi falar, o que é um ponto positivo, é um diferencial para vocês. Parabéns! Ah, e já li a resenha destes livros que você citou. Agora não lembro da história de Eu Vejo Kate, mas em relação ao Uma Duas só tenho a dizer: é realmente tenso.





      Excluir
  4. Temos que providenciar alguns desses ;)

    ResponderExcluir
  5. Muito bom, lembro que a gente conversou sobre "uma marca da água" com as meninas :)
    Os meus favoritos brasileiros são da Luiza trigo, Paula pimenta e Babi Dewet.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ba,

      Eu também lembro dessa conversa. Tenho este livro aqui em casa mas só dei bola pra ele depois que fui pesquisar sobre os livros nacionais, acredita?

      Os livros da Paula são lin-dos. Nunca li os livros da Luíza e nem os da Babi, mas pretendo adquiri-los muito em breve.

      Beijos, Lu.

      Excluir