26 de setembro de 2016

Resenha: Minha vida fora de série

Oi oi pessoal, tudo bem com vocês?

Sexta passada não teve postagem aqui no blog porque eu estava terminando o livro que irei resenhar hoje aqui para vocês, e como eu queria adiantar logo a leitura, decidi não postar nada. Mas calma, quarta-feira haverá um post para repor o que faltou!

O livro escolhido para a resenha de hoje é ''Minha vida fora de série'', da querida Paula Pimenta. Os livros da Paula me cativam tanto que é impossível deixar de resenhar sobre os livros dela! Se um dia ela vier para Manaus, vou querer ser uma das primeiras da fila para conhecer essa escritora tão amável e de ideias incríveis.


Título: Minha vida fora de série
Autor: Paula Pimenta
Editora: Editora Gutenberg
Ano: 2011
Páginas: 405


Resenha:


O ponto inicial da história é o seguinte: Priscila Vulcano Panogopoulos está se mudando de São Paulo, onde viveu a vida inteira, para morar em Belo Horizonte com a sua mãe, recém divorciada do pai de Priscila. Ela foi obrigada a sair de um lugar que amava e sempre tinha as amigas e a família por perto, mas agora depois da mudança, o que apenas ficou foi a saudade dos amigos de escola, do pai e do irmão mais velho e, além de tudo, de seu furão, cachorro e papagaio que por lá ficaram.

Minha vida fora de série aborda as repentinas confusões e anseios da personagem Priscila, que logo nas primeira páginas, está completando 13 anos de idade em uma cidade que só estava acostumada a visitar poucas vezes ao ano, apenas por diversão. A personagem principal é uma menina alegre, sorridente, simpática e desinibida. Além dessas qualidades, Priscila tem um corpo que a faz aparentar mais idade, por ser bem desenvolvida. Ah, e vamos logo esclarecer uma coisinha aqui: Não é por quê ela tem sardas que ela também seja ruivinha! Durante todo o livro, são apresentadas situações em que Priscila se irrita quando dizem que seu cabelo é ruivo, e por isso, logo explica que seu cabelo é castanho puxado para o bronze.

A prima de Priscila, Marina, a convida durante as férias para o clube, lugar onde todas as pessoas que moram pela região frequentam para mergulhar, praticar esportes, pegar um bronzeado e fofocar sobre as novidades, e ela aceita para esquecer de sua atual situação de mudanças.

Durante as férias e as primeiras semanas da mineirinha/ paulista em BH ( A Pri é mineira mas se mudou quando pequena para São Paulo, tá gente? ), ela conquista novas amizades e descobre que está apaixonada por um rapaz mais velho que ela e também muito cobiçado do clube. Priscila recorre a sua mãe pedindo ajuda para conquistar o Marcelo, o rapaz que a conquistou apenas com olhares, e ela ensina à filha que ela deve chamar a atenção dele mas depois puxar a famosa cordinha. Essa é umas das partes mais interessantes da relação entre mãe e filha e um dos pontos fortes do livro.

Entre situações e outras, vemos Priscila lamentando-se pela desilusão amorosa que teve com Marcelo, e assim se decide fechar-se para o amor. Mas como estamos falando de livros da Paula Pimenta, a personagem nunca fica por baixo ( ainda bem, né?).

No final das férias, a preocupação não era mais a desilusão que teve e sim o colégio novo. As únicas pessoas que Priscila conhecia até então eram as amigas de Marina, Clara e Natália, e para sua sorte, estudavam no mesmo colégio que ela estudaria. Como ela tem personalidade de menina extrovertida, logo se deu bem com os colegas de turma e contou sobre sua vida em São Paulo.

Ao longo do livro vemos a personagem crescendo e aprendendo a viver na nova cidade. Um dos responsáveis pela adaptação rápida de Priscila em BH foi Rodrigo, um garoto tímido, lindo, que toca bateria e que escreve poesias. A aproximação dos dois é lenta, porém, descobrimos ao passar das páginas que entre os dois adolescentes haverá uma linda e movimentada história de amor.



A narrativa da história é em primeira pessoal, o que facilitou descobrirmos a fundo os sentimentos de Priscila ao longo do enredo recheado de emoções. Os personagens foram bem construídos e bem explorados, ponto positivo para que o livro ficasse mais interessante! A parte mais legal em relação a diagramação é o fato de encontrarmos em quase todos os capítulos a presença de emails, cartas e SMS.

Falando no geral, a história de Priscila me encantou tanto! A pureza da personagem, a paixão de Priscila e Rodrigo pelos animais, o primeiro amor florescendo no fundo do coração, a saudade, a confiança entre mãe e filha e a parceria entre amigas fizeram com que eu refletisse bastante. Essa não é mais uma história clichêzinha, eu acredito que ela seja muito mais.

Uma coisa que me satisfez foi a ideia de Paula criar um personagem romântico, escritor de poesias, bonitinho e ainda por cima que ama os animais! O Rodrigo me despertou um amor tão grande por ele, e a mensagem da autora sobre ajudar e acolher os animais tocou meu coração e me fez querer sair resgatando todos os cachorrinhos abandonados, mesmo que eu tenha um medo inexplicável deles :/

Os acontecimentos do livro acontecem de forma rápida, mas ao mesmo tempo muito prazerosas. Quando achamos que dali para frente os personagens se darão bem, algo trágico acontece e muda o rumo da vida amorosa de Priscila. É uma história envolvente e gostosinha de ler, por isso eu recomendo para todo mundo! A história dessa menina de 13 anos vai roubar seu coração, assim como roubou o meu! Já estou louca para ler a segunda temporada da vida de Pri <3


Um comentário:

  1. Sou apaixonada pelos livros da Paula, estou tão ansiosa para o quarto livro mdds haha, leiaa o segundo <3

    ResponderExcluir