29 de abril de 2016

Resenha: De volta aos quinze

           


Hoje estou aqui para resenhar com muito carinho a minha primeira leitura de 2016. De volta aos quinze, da Bruna Vieira, é um livro leve e gostoso de ler, apesar de certos momentos terem me deixado com uma dor no coração pela personagem principal!

Vamos conferir?

Título: De volta aos quinze
Autor (a): Bruna Vieira
Editora: Gutenberg
Páginas: 222

Resenha:




Você já parou para imaginar o que faria se pudesse voltar no tempo?

''De volta os quinze'' conta a história de Anita, uma mulher de 30 anos insatisfeita com a vida e com o emprego que tem como secretária . Ela não sabe como que a vida dela tomou um rumo tão diferente do que havia imaginado depois de ter saído de sua cidade natal, Imperatriz (em Minas Gerais), para morar na capital de São Paulo.

Anita é uma mulher repleta de preocupações: Seu emprego como secretária era uma droga; nunca teve um relacionamento de verdade, ocasionando dúvidas nos próprios pais sobre sua opção sexual; e teria que procurar um novo lugar para morar com a gatinha Catarina, pois a proprietária do atual apartamento decidiu não renovar o contrato.

No dia 7 de fevereiro de 2015, Anita volta para Imperatriz para prestigiar o casamento da irmã mais velha, Luíza. Ela sabia que seria alvo de comentários de seus parentes sobre sua volta depois de tanto tempo na cidade grande, assim como perguntas sobre como estaria a sua vida. Era disso que ela tinha medo.

No casamento, Anita reencontra seu melhor amigo, Henrique, que se mudou para a França para trabalhar como professor de música. Ela ficou feliz em vê-lo depois de tanto tempo e descreve o quão valiosa é a amizade dos dois.

Quando a festa se inicia, uma confusão gerada pela personagem principal deixa todos em estado de choque, principalmente sua prima Carol. Os parentes de Anita a criticaram por agir de maneira tão insana no casamento da própria irmã e diziam que ela precisava de ajuda. Antes mesmo que Anita pudesse repreender a todos, ela apagou. Ao acordar depois de toda a confusão, Anita começa a questionar sua vida, a se perguntar sobre como tudo havia chegado aquele ponto.

''Eu não me reconhecia mais. Todos os últimos acontecimentos da minha vida me mostravam que eu havia feito péssimas escolhas. O cara errado. As amigas erradas. O curso errado na faculdade. Eu sentia que havia passado a vida toda esperando alguma coisa acontecer. E, naquele momento, eu achei que estava fadada a ser sempre uma fracassada. A titia. Ou pior: A titia louca.'' - Página 30.

Depois, sentou-se na cama e pegou seu computador, já que ainda faltavam horas para ela voltar para casa. Logo quando ligou o computador, viu no canto inferior da tela que alguém havia enviado um e-mail para ela. Era de sua melhor amiga Helena, uma das únicas amigas que continuaram a manter contato com ela depois de adulta. Ao abrir o e-mail, viu que o assunto se tratava do seu primeiro blog, criado quando Anita tinha apenas 15 anos de idade. Foi neste momento que a vida de Anita começou a mudar. Ela voltaria para o passado, uma dádiva do tempo entregue à ela para concertar todos os seus erros.


Às vezes, ainda no começo da história, eu me perguntava se devia retratá-la como uma coitada que já tinha traçado o seu futuro que não havia dado certo. Era quase que irritante, mas sabia que tinha que colocar fé nessa leitura, que por sinal foi bem prazerosa.

Já sabemos que a partir do momento em que Anita volta pro passado, TUDO o que ela fizer ( não é atoa que a palavra ''tudo'' está no caps lock ) afetará o presente. Seja na maneira de proteger uma pessoa querida, de querer mudar seu primeiro dia de aula no ensino médio, ou até mesmo de reconquistar aquele amor que passou despercebido. Tudo vai mudar.

Enquanto eu lia ''De volta aos quinze'', não pude parar de imaginar a personagem principal como a própria Bruna Vieira. Gente do céu, tenho quase certeza que a Bru se inspirou nela mesma durante a criação da personagem! Ah, e sobre o Henrique: Que cara mais fofo! Ele é extremante importante para a história e fiquei babando de tanto amor por esse personagem.

Livro de escrita levíssima, encontramos a cada início de capítulo uma frase que irá defini-lo. A frase que mais me chamou atenção durante o livro todo foi a seguinte: ''Faz silêncio, menina. Sua felicidade anda precisando de paz.''

Apesar de ter achado os últimos acontecimentos do livro muito corridos, me apaixonei pela história de Anita, repleta de dor, emoção e romance. Eu SUPER indico este livro e acho que todos que lerem se apaixonarão como eu me apaixonei. Quando eu ler a continuação, virei correndo para resenhar e falar de minha perspectiva.

Um beijo, Luísa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário